REVEILLON APETITOSO

O Restauranter informa:

REVEILLON APETITOSO

Mara Roberta de Souza - Palmas

PARA ENTRAR O ANO COM O PÉ DIREITO, QUE TAL COMEÇAR POR UMA BOA COMIDA? PENSANDO NOS DIVERSOS PALADARES, O JTo TRAZ RECEITAS DE AGUAR NA BOCA.

Para muitas pessoas o Reveillon tem uma simbologia maior que o Natal, pois é a passagem para uma nova fase e, por isso, a ceia tem que também ajudar a trazer sorte, fartura e bons fluídos para o próximo ano. É por isso que os pratos típicos das festas da virada são feitos com ingredientes que atraem sorte como lentilhas, romã, e uva, que não podem faltar na mesa de ano novo, nem que seja só na decoração.
Essa é a época certa pra tomar um bom champanhe, comer bem e beliscar frutas secas ou cristalizadas. Mas será que todo mundo sabe a razão disso tudo ser típico das festas de fim de ano? O Jornal do Tocantins traz algumas explicações e com ajuda do Restauranter Mauricio Goulart, que tem mais de 20 anos dedicados à gastronomia, dá dicas de receitas e bebidas que fazem sucesso na ceia de ano novo.

BEBIDAS:
Cerveja, Vodka ou Whisky? Nem pensar. Toda ceia que se preze deve ser regada a muito vinho ou espumante. As duas bebidas atraem boas energias para o ano que está por vir. Segundo os supersticiosos, o vinho traz um apelo de otimismo e positividade por causa da sua matéria-prima, a uva. Para completar o cerimonial, sirva a bebida em copos de cristal.

CARNES:
Algumas crenças dizem que é bom deixar as aves fora do cardápio. Por ciscarem para trás, elas podem afastar a felicidade ou causar um atraso de vida. Por isso, é aconselhável preparar pratos à base de peixes, como salmão, bacalhau e atum, que trazem boa sorte. Os peixes estão associados à idéia de purificação, além de remeterem à abundancia e fecundidade por causa de seu ciclo de reprodução. A carne de porco também costuma aparecer bastante na festa de Reveillon, principalmente por simbolizar prosperidade. A crença é no alto índice calórico do prato, que representa riqueza e fartura para os anos seguintes.

FRUTAS:
Para sorte e fortuna no próximo ano, inclua no cardápio figo, romã, amêndoa, pêssego e avelã. Alimentos com mais caroços costumam ser os preferidos. Outro ritual é consumir 12 uvas pretas antes da meia-noite e fazer pedidos. Muita gente crê que cada uva ingerida representa um mês do ano a ser agraciado.

LENTILHAS:
Como manda a tradição, a lentilha deve ser consumida depois da meia-noite, para que o dinheiro não falte em 2009. Os grãos que crescem durante o seu cozimento são símbolos de carteira cheia.
.
ARROZ:
No cardápio dos brasileiros, o arroz simboliza abundância, riqueza e traz sorte. Já nos menus libaneses, ele está sempre presente por causa da tradição de ingerir apenas alimentos de coloração branca durante a virada do ano.

...............GOULART RECOMENDA AS MELHORES BEBIDAS PARA CADA PRATO

RECEITAS:
Se for ficar em casa durante a passagem de ano novo, você deve buscar os melhores ingredientes e preparar a ceia perfeita para receber com carinho seus convidados. Daremos dicas e receitas pra que seu ano novo seja próspero. O Restauranter Maurício Goulart montou uma ceia especialmente para a virada do ano. Ele sugere de entradas frias, Salpicão de Atum e Salada de Bacalhau; como prato principal Bacalhau a Brindisi, Salmão ao molho de maracujá e arroz; e como sobremesa um Petit Gateau. Confira as receitas e as melhores bebidas para acompanhar cada prato.

SALPICÃO DE ATUM:

INGREDIENTES:

200 g de iogurte natural2 colheres sopa de azeite
2 colheres sopa de mostarda
3 colheres sopa de uva passa
1/2 xícara chá de salsão picado
1 maçã em cubos pequenos, com casca
1 cenoura ralada grossa
1 lata de atum
quanto baste de sal
quanto baste de pimenta-do-reino preta.

MODO DE PREPARO:

Numa tigela junte o iogurte, o azeite e a mostarda. Misture bem e reserve. Numa outra tigela, junte as passas, o salsão, a maçã, a cenoura e o Atum com seu óleo. Misture bem. Acrescente o molho de iogurte e misture novamente para que todos os ingredientes fiquem envolvidos. Tempere o salpicão com sal e pimenta a gosto.

Dica 1: Hidrate as passas antes de usá-las. Hidrate em água ou suco de laranja. Dica 2: Se for receber mais pessoas, dobre a receita. Variação: Substitua parte do salsão por erva doce. Rendimento: 5 porções

Para acompanhar esse prato, o restauranter recomenda o Champagne Francês Moët & Chandon ou na versão Nacional, o Champanhe Chandon Brut. Se a opção for vinhos, os varietais das uvas Sauvignon Blanc (frutado e seco) ou Chardonnay (neutra) são ótimas alternativas de castas. Opções: Santa Helena Chardonnay ou Santa Helena Sauvignon Blanc, Trapiche Astica Sauvignon, Trapiche Chardonnay.

Champanhes: 8°C
Brancos Secos Leves: 9°C

SALADA DE BACALHAU:

INGREDIENTES:

500 g de bacalhau desfiado(s)
50 g de azeitona preta picada(s)
1 pé de alface americana em tiras
2 ovos cozidos
2 tomates em tiras
quanto baste de azeite
quanto baste de vinagre branco.

MODO DE PREPARO:

Desalgue o bacalhau. Cozinhe por cerca de 20 minutos em água fervente. Retire e deixe esfriar. Desfie ou faça lascas. Cubra o fundo do prato que irá ser servido com a alface. Junte os tomates, as azeitonas e o bacalhau.Tempere com azeite e vinagre.

Para acompanhar esse prato o Champagne Francês Moët & Chandon ou na versão Nacional, o Champanhe Chandon Brut. Se a opção for vinhos, os varietais das uvas Sauvignon Blanc (frutado e seco) ou Chardonnay (neutra) são ótimas alternativas de castas. Opções: Santa Helena Chardonnay ou Santa Helena Sauvignon Blanc, Trapiche Astica Sauvignon, Trapiche Chardonnay.

Champanhes: 8° C
Brancos Secos Leves: 9°C

BACALHAU A BRINDISI:

INGREDIENTES:

400 g de lombo de bacalhau desalgado (Noruega ou Porto)
400 g de tomate sem casca
50 g de uvas passas
150 ml de azeite extra virgem.

MODO DE PREPARO:

Grelhe o Bacalhau numa frigideira com azeite extra virgem, até que ele fique dourado e RESERVE.
Numa outra frigideira, coloque azeite, o tomate sem casca e as uvas passas, e refogue até as uvas passas hidratarem.
Coloque o bacalhau numa travessa, despeje o tomate e as uvas, regue com o azeite. Sirva com arroz.

Para acompanhar este prato o Champagne Francês Moët & Chandon ou a versão Nacional Champanhe Chandon Brut. Se a opção for por vinhos, as opções podem ser muitas. Para os apreciadores de Vinho Tinto uma boa pedida é o da Casa Valduga, o Naturelle Tinto (jovem, leve e seco), um assemblage com as varietais das castas Cabernet Franc e Pinot Noir. Peixes e aves tendem para o Vinho Branco, as uvas indicadas para esse prato são Gewürztraminer e Tempranillo.

Champanhes: 8° C
Tintos Leves: 12°C
Brancos Secos Leves: 9°C

SALMÃO AO MOLHO DE MARACUJÁ:

INGREDIENTES:

½ kg de filé de salmão 2 maracujás azedos pequenos 1/2 xícara de chá de salsinha picadinha 1 cebola roxa pequena fatiada 2 colheres de sopa de mel 2 colheres de sopa de manteiga 1 colher de sopa de azeite 1 colher de chá de pimenta rosa Sal, Açúcar, Pimenta-do-reino

MODO DE PREPARO:

Corte os maracujás ao meio, coloque a polpa e as sementes num liquidificador e bata por 10 segundos. Passe o suco por uma peneira fina. Reserve só o suco.Leve ao fogo a manteiga para derreter. Junte a cebola, misture e refogue por 3 minutos. Junte a salsinha e o suco de maracujá. Misture e deixe ferver. Tempere com o sal, a pimenta, o mel e um pouquinho de açúcar se for necessário para quebrar a acidez do maracujá. Cozinhe por cinco minutos, acrescente a pimenta rosa e desligue.Corte o salmão em dois pedaços iguais. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Aqueça bem o azeite. Coloque o salmão e deixe cozinhar por 3 minutos de cada lado, sem ficar virando. Coloque o salmão num prato e regue com molho quente.

Para acompanhar esse prato o Champagne Francês Moët & Chandon ou a versão Nacional Champanhe Chandon Brut. Se a optar por vinhos, elas podem ser muitas. Para os apreciadores de Vinho Tinto uma boa pedida são os da Casa Valduga. Em especial o Naturelle Tinto (jovem, leve e seco), um assemblage com as varietais das castas Cabernet Franc e Pinot Noir. Peixes e aves tendem para o Vinho Branco, as uvas indicadas para esse prato são Gewürztraminer e Tempranillo.

Champanhes: 8° C
Tintos Leves: 12°C
Brancos Secos Leves: 9°C

PETIT GATEAU:
.
INGREDIENTES:

200 g de chocolate meio amargo
2 colheres de manteiga sem sal
1/4 de xícara de chá de açúcar
2 colheres de sopa rasas de farinha de trigo
2 ovos inteiros (tirar a pele da gema)
2 gemas.

MODO DE PREPARO:

1. Derreta a manteiga e o chocolate em banho-maria
2. Bater os ovos e as gemas com açúcar na batedeira até ficar bem claro
3. Junte o chocolate derretido e a farinha de trigo, misturando com uma espátula
4. Depois, unte as forminhas de empadinha, passe trigo e coloque a massa
5. Pré-aqueça o forno e leve para assar de 6 a 10 minutos em fogo alto até os bolinhos crescerem, mas o meio deve ficar molinho
6. Deve-se desenformar quente
7. Diretamente no prato acompanhado com sorvete de creme.

Para acompanhar essa delícia da culinária francesa, a melhor indicação sempre será o Champanhe , seja ele o Francês Moët & Chandon ou o Nacional Chandon Brut.

Champanhes: 8° C

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas, Pós em Enologia e Pós em Gastronomia atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

0 comentários:

 

Copyright @ 2013 Restauranter.