FARINHA DE PUBA FEITA NO TIPITI - FAZENDA BOA VISTA

(4.513) O Restauranter:

FARINHA DE PUBA FEITA NO TIPITI - FAZENDA BOA VISTA

Tipiti é uma espécie de prensa ou espremedor de palha trançada usado para escorrer e secar raízes, normalmente mandioca. O objeto é utilizado principalmente por índios brasileiros e ribeirinhos da região amazônica. Seu uso é polivalente, eis que, além de prover o extrato básico para produção de farinha de mandioca (manibat), dessa raiz ainda extrai seu sumo: tucupi

O tipiti mais avançado, o tipiti de peso, recebia a mandioca ralada em seu interior e era esticado com auxílio de pesos.

Na prensagem da massa de mandioca escorria um líquido que continha uma substância venenosa, o ácido cianídrico, e era chamado maniaca. Quando ele era fervido, recebia o nome de tucupi.

Se líquido que escorria da massa prensada da mandioca fosse deixado em descanso, decantava um pó fino no fundo do recipiente. Este pó era removido e lavado em água limpa várias vezes, tornando-se o polvilho.

 Na foto acima: Tipiti - prensa de palha.

 Massa da mandioca passada no tipiti.

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

0 comentários:

 

Copyright @ 2013 Restauranter.