VINHO FRISANTE - DEFINIÇÃO

(4.258) O Restauranter:

VINHO FRISANTE - DEFINIÇÃO

O que é vinho frisante?

Muito semelhante, e até confundido com o espumante, o vinho frisante não é tão conhecido como os outros tipos de vinho, mas pode ser igualmente apreciado por apaixonados pela bebida.

Produzido naturalmente a partir de um único processo de fermentação da uva, sua principal caraterística, que o diferencia dos demais vinhos, é a presença do gás carbônico – cerca de metade da quantidade encontrada nos espumantes.

Em alguns vinhos, esse gás carbônico é introduzido no momento da fermentação alcoólica de maneira artificial.

Outra característica importante da bebida é que para ser considerado frisante, a graduação alcoólica deve ser de 7 a 14% em volume, com um conteúdo de gás carbônico de 1,1 até 2 atmosferas de pressão a 20º C, natural ou gaseificado.

Os frisantes podem ser produzidos tanto na versão branca, quanto tinto ou rosé e são um vinho para consumo rápido, já que não suporta o envelhecimento. Além disso, são ótimas opções para dias quentes, já que sua temperatura de serviço varia entre 6°C e 8°C.

Os mais conhecidos frisantes são os produzidos na Itália, conhecidos como lambruscos e considerados um dos vinhos mais antigos do país, com vestígios encontrados de mais de mil anos atrás.

Como harmonizá-los?

A principal característica dos frisantes é serem vinhos leves e refrescantes. Por isso, na hora de harmonizá-los, a sugestão é que acompanhem refeições igualmente leves. Entre as opções estão frutas e sobremesas, como quiches e suflês.

Entretanto, em função da forte acidez e presença de gás, também acompanham bem refeições mais gordurosas, já que a acidez ajuda a limpar a gordura do paladar.

São também uma ótima escolha para o aperitivo, momento inicial da refeição, quando são servidas pequenas porções de comidas, que podem ser degustadas com a mão ou em pequenos potinhos. Nessa lista entram queijos, embutidos, patês e castanhas – amendoins, amêndoas e nozes em geral.

Para a refeição principal, opte por harmonizar os frisantes com peixes grelhados, camarão, sushi e ceviches. Em jantares, são um acompanhamento perfeito para salgados ou até mesmo para pizzas.

fonte: http://blog.peterlongo.com.br/o-que-e-vinho-frisante/

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

0 comentários:

 

Copyright @ 2013 Restauranter.