CARÁ-MOELA

(3645) O Restauranter:

CARÁ-MOELA 

CARÁ-MOELA (Dioscorea bulbifera) A raiz, que recebeu esse nome por ser parecida com uma moela, nasce em qualquer pedaço de terra, desde que lhe deem uma cerca para subir. Com gosto ligeiramente amargo, o cará-moela teve seus dias de glória, antes de ser desbancado pelas batatas.

O Cará-do-ar é um tipo de inhame originário da África e Ásia. É uma planta calcidiforme, trepadeira que produz batatas na sua parte aérea. Suas folhas são cordiformes, assemelham-se a corações, por isso fica lindo como trepadeira em jardins.

É encontrado aqui em nosso país (Brasil), mas o seu cultivo é feito apenas de forma doméstica nos quintais do interior, quase não é encontrado a venda. Por isto é raro encontrá-lo no comércio em geral e caro, em alguns lugares do País chega a ser vendido por 40,00 o kilo. 

Estes carás tem formato de uma moela de ave, e por isto também é chamado de cará-moela e é consumido cozido.
Alguns frutos ao serem guardados podem acumular  pulgões brancos, assim devemos lavar passando uma escovinha ou esponja maciar com sabão neutro até retirar o bixinho, e desta forma plantar em seguida, por este motivo não aconselho limpar e não plantar porque o fruto pode apodrecer, este pulgões sãod a natureza também somem se passar água de fumo.
Pode ser cultivada também como uma exótica planta ornamental. O cará da foto está sem folhas porque foi colhido e está pronto ao consumo.

No Brasil adaptou-se facilmente, desenvolve-se bem em todo tipo de solo, para desenvolvimento de frutos grandes notei que é preciso de plantar em terra devidamente adubada, caso contrario o fruto será pequeno e em pouca quantidade alémdas folhas ficarem feias. Então se deseja folhas robustas com frutos grandes e deliciosos, adube bem o local do plantio.

Conhecido como:

Cará de Corda
Cará de Sapateiro
Cará do Ar
Cará Borboleta
Cará Moela
Inhame do Ar


No sitio possuia três parreiras, cada parreira plantado duas mudas, consegui colher mais de 17 kilos e algumas muito grandes. Não é exagero é cuidado, não usamos agrotoxico, somente organico.

Pode ser plantado em muitos lugares no Brasil, encontramos geralmente em, setembro, outubro e novembro sendo vendido mudas no Mercado Livre ou no Toda Oferta, neste ano não vou ter mudas 2015 porque não teve grande produção. Agarre a sua muda, compre é lindo ver ele desenvolver e os frutos são deliciosos.

Após a plantar frutificar, guarde alguns para replante, porque geralmente a planta definha, tendo que plantar outra no local.

fonte: http://misturadasdicas.blogspot.com.br/p/cara-moela.html

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

0 comentários:

 

Copyright @ 2013 Restauranter.