LARANJA GIGANTE SEM SEMENTE NO TOCANTINS

(3368) O Restauranter:

LARANJA GIGANTE SEM SEMENTE NO TOCANTINS
Laranja de quase dois quilos e sem semente chama atenção no Tocantins.Muda foi plantada há 21 anos e dos dois pés, apenas um cresceu. Devido ao peso, alguns frutos precisam ser retirados da laranjeira.

Uma laranjeira que produz frutos gigantes tem chamado a atenção dos moradores de Miracema do Tocantins  e de outras pessoas que têm a oportunidade de conhecer as laranjas, que chegam a pesar dois quilos. O pé foi plantado em 1993 pela mãe do pescador Bento Cardoso da Silva, na rua Zeca Pereira, no bairro Santa Filomena.

“Consegui a semente em Luziânia (GO), plantei em uma lata de 18 litros com terra preta. Deram dois pés, minha mãe tirou da lata e plantou, só um viveu”, conta, lembrando que a laranja, encontrada em 1993, só tinham quatro sementes.

Ele resolveu pegar as sementes porque o pé de laranja lembrou um que existia na fazenda que ele morava quando criança. "Tinha um, mas não era tão grande e, na época, a gente não ligava.”

Bento conta que, quando a laranjeira carrega muito, é preciso retirar os frutos para não quebrarem os galhos. Ele diz que nunca viu outro pé igual, porque é raro ver sementes nas laranjas. Uma irmã conseguiu plantar um em Bonfinópolis (GO), mas ainda não floresceu.

Hoje morando em Palmas como pescador, Bento ressalta que a laranjeira fica aos cuidados do irmão. Eles não comercializam os frutos, utilizam fazendo doce e comendo o miolo com açúcar. “Quando as pessoas veem, querem saber onde arrumamos. Isso é gratificante.”

Nota da redação - A engenheira agrônoma do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Milene Mendonça, diz que existem variedades de frutos e que alguns podem ser grandes. "Pode não ser uma anomalia e sim uma espécie." Ela diz ainda que para garantir que uma outra laranjeira possua todas as características da plantada por Bento, é preciso fazer uma reprodução assexuada [sem cruzamento]."Se só uma sobreviveu pode ser que ela já fez uma seleção natural."
 
FONTE: http://www.meionorte.com/noticias

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

0 comentários:

 

Copyright @ 2013 Restauranter.