CASA OLIVEIRA - QUEIJOS FINOS

(4.025) O Restauranter:

CASA OLIVEIRA - QUEIJOS FINOS

Procura uma variedade de queijos finos, com seleção de marcas, com requinte e qualidade, o melhor lugar para suas compras é o Empório Casa Oliveira. 
Foto: Fred Kendi/Gazeta do Povo

1 – Tipo Grana Padano Nero Casca Negra, de Guaraciaba (SC) – Produzido no Brasil, ele recebe o termo “tipo”, pois não é da região de origem (Itália). Os da marca Gran Maestri têm duas apresentações: com 12 meses e 18 meses de maturação. Quanto mais maduro, mais adocicado e suave. 
3 – Prima Donna Maturado (rótulo vermelho) – Extra maturado, tem sabor picante e consistência firme. O queijo dessa marca holandesa tem finos cristais de sal. 
5 – Feta – Produzido com leite de cabra ou ovelha, tem origem grega. No Brasil, é quase todo feito com leite de cabra maturado por 60 dias. Tem sabor picante e um aroma único. R$ 105, o quilo da marca Paulo Capri na Bon Vivant
Você encontra também: Mussarela de Búfala no soro em dois tamanhos, queijo Parmesão de Búfala, queijo de Cabra, queijo Mascarpone, queijo Brie, queijo Camembert, queijo Ricota Temperada, queijo Burrata e muitos outros. 

CAMEMBERT X BRIE
Queijo Brie, com mel e pimenta rosa, levemente aquecido por 25 segundos.

Quem nunca conseguiu encontrar diferença no paladar desses dois queijos, estava certo! Trata-se de dois queijos com receitas iguais, mas oriundos de regiões diferentes.

O Camembert e o Brie são feitos da mesma maneira, tendo a diferença nos locais onde são feitos, no tamanho e no formato.Para diferenciar, o camembert é feito no formato circular e originário da região da Normandia (Noroeste da França), enquanto o Brie é feito no formato triangular e originário da região de Brie, na França.

A decisão de diferenciar o formato dos queijos foi para não confundir as pessoas, já que a forma de produção é igual.

Produzidos com leite de vaca cru, eles são cremosos e cobertos por uma casca aveludada e comestível. Essa casca é um tipo de fungo chamado “Penicillium Candidum”.

O Camembert e o Brie podem ser encontrados com tempos maiores ou menores de maturação, e esse tempo de maturação modifica o sabor final, que pode ser suave ou mais forte, consequentemente.
Eles combinam com uma boa geléia de damasco ou de frutas vermelhas, podem ser levemente aquecidos para adquirirem uma outra textura e harmonizam bem com bons vinhos.

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

0 comentários:

 

Copyright @ 2013 Restauranter.