quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

CHOPP ou "SCHOPP"

(1484) O Restauranter informa:

CHOPP ou "SCHOPP"
A palavra “Chopp” vem do alemão “Schopp” que é uma unidade de medida de volume equivalente a 300 ml. Com o tempo o nome da medida, em nosso país, acabou passando para esse tipo de cerveja.
O chopp é como se denomina, no Brasil, a cerveja sem pasteurização, servida sob pressão, que em Portugal recebe o nome de fino ou imperial. No Brasil é gosto geral bebê-lo, assim como a cerveja, bastante frio.
O Chopp é uma Cerveja embarrilhada que não passou pelo processo de pasteurização e por esse motivo sua validade é de somente 15 dias após o envaze e máximo 48 horas após aberto, o que faz com que o produto seja sempre fresco, dando a impressão de ser mais leve.
O chamado "colarinho" é uma camada de espuma que, apesar de evitado por alguns, é um importante componente da bebida, devendo ter por volta de três dedos (ou três centímetros), de maneira a impossibilitar que o calor interfira em sua temperatura, servindo como isolante térmico entre a temperatura ambiente e o frescor interno. A espuma é basicamente composta pelas partículas da bebida intercaladas com gás carbônico (CO2), que, entre outras propriedades, ajuda a evitar que o chope esquente rapidamente.

O chope chegou ao Brasil com a Família Real Portuguesa, em 1808. À época, era uma bebida restrita à Corte.Com o surgimento de bares e botequins, o consumo da bebida popularizou-se, tomando o lugar dos vinhos e da cachaça.

A primeira notícia sobre a comercialização de chope no país é um anúncio publicado no Jornal do Commercio, no Rio de Janeiro, em 27 de outubro de 1836, da Cerveja Brazileira, melhor conhecida pelo apelido de Cerveja Barbante, uma vez que o seu rudimentar processo de fabricação gerava grande quantidade de gás carbônico na bebida. O barbante servia, dessa forma, para impedir que a rolha da garrafa saltasse.

Em 1888 o suíço Joseph Villiger fundou a Manufactura de Cerveja Brahma Villiger & Companhia, lançando comercialmente a marca Brahma, na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. As antigas instalações da empresa hoje são parte do complexo onde está instalado o Shopping Total, na mesma cidade.

Um fino (no Norte e nalgumas zonas do Centro de Portugal) ou uma imperial (no Centro e Sul do país) é uma cerveja servida sob pressão num copo fino e alto. A cerveja em copos finos tem origem em Coimbra, Portugal, quando a cerveja de pressão era ainda servida em copos largos (como canecas) até que, os estudantes começaram a pedir cervejas em copos altos e finos, daí o nome.



BARRIL DE CHOPP
O barril tem a função de armazenar e transportar o chopp sob pressão não interferindo na qualidade do produto. Com capacidade para armazenar  30 ou 50 litros os barris são decapados, polidos e testados a uma pressão de 6Kgf/cm².

O barril é fabricado sob a norma Euro Keg atendendo as especificações e características da norma internacional. A solda é feita com processo automático TIG, garantindo assim uma alta resistência.

Os barris foram submetidos aos testes pelo IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas, testados e aprovados conforme relatório técnico número IPT 40.465.

Tipos dos Barris     Diâmetro        Altura Ext.     Peso – kg
KEG cap. 30 litros           Ø408                        370                  12.700
KEG cap. 50 litros           Ø408                        540                  15.700

Os produtos são submetidos a análises de vazamentos, inspeções internas, teste com líquido penetrante/revelador e medição do volume. Após estas análises são identificadas as necessidades de eliminarmos vazamentos, desamassamentos, substituição de alças, substituição dos tampos superior/inferior, alinhamento ou substituição do bocal e reparos do sifão. Feita a manutenção, os barris estão aptos ao uso e em perfeitas condições de segurança.

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira, natural do Rio de Janeiro, mora em Palmas - TO desde 2000, atuando nos grandes empreendimentos do setor gastronômico do estado e atualmente desenvolve um projeto de consultoria e de assessoramento com foco no atendimento a clientes.”

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