segunda-feira, 25 de outubro de 2010

RISOTTO DE CAMARÃO E ERVILHA COM MANJERICÃO E HORTELÃ

(1273) O Restauranter informa:


RISOTTO DE CAMARÃO E ERVILHA COM MANJERICÃO E HORTELÃ
Experiemente esse risotto que tem o gosto adocicado da ervilha e o gosto refrescante da hortelã... Perfeito para o verão!

Ingredientes:

- 1 litro de caldo de peixe ou camarão
- 1 colher de azeite
- 2 cebolas médias picadas
- 2 dentes de alho picados
- ½ cabeça de salsão
- 400g de arroz para risoto
- 2 taças de vinho branco seco
- sal e pimenta a gosto
- 100g de manteiga
- 3 punhados de ervilhas frescas
- 450g de camarão limpos e descascados
- 1 punhado de manjericão fresco picado
- ½ punhado de hortelã fresca picada
- suco de 1 limão


Modo de fazer:

Etapa 1:
Esquente o caldo. Em uma panela separada, aqueça o azeite, adicione a cebola, o alho e o salsão. Refogue por cerca de 4 min. Quando os vegetais estiverem tenros, acrescente o arroz e aumente o fogo.

Etapa 2:
Neste ponto, o arroz começará a fritar, portanto, mexa lentamente com uma colher. Depois de 1min, ele ficará levemente translúcido. Adicione o vinho e continue a mexer – o aroma será fantástico! O sabor forte de álcool irá evaporar, deixando o arroz com uma essência deliciosa. Em outra panela, frite metade das ervilhas com 30g de manteiga e um pouco de caldo. Cozinhe até que fique tenras.

Etapa 3:
Assim que o vinho for absorvido pelo arroz, acrescente a primeira concha de caldo quente e uma boa pitada de sal. Abaixe o fogo até uma fervura leve para que o exterior do arroz não fique cozinho muito rapidamente. Continue a adicionar conchas de caldo, misturando e quase massageando o creme desprendido pelo arroz. Espere que cada concha seja absorvida antes de entornar a próxima. Isso levará uns 15 min. Experimente o arroz – está cozido? Continue a acrescentar o caldo até que o arroz esteja tenro com uma leve consistência. Não se esqueça de ajustar o tempero cuidadosamente. Adicione ao arroz as ervilhas e os camarões e cozinhe em fogo brando por 2 min.

Etapa 4:
Retire a panela do fogo e adicione o restante da manteiga. Misture delicadamente. Coloque uma tampa na panela e deixe descansar por 2 – 3 minutos. Está é a parte mais importante ao se preparar um risoto, já que é quando ele ficará absurdamente cremoso como deve ser. Misture as ervas frescas, esprema o suco de limão e regue com um bom azeite. Coma o mais rápido possível, enquanto o risoto conservar a sua textura perfeita.

Tempo de preparo: 1h.   
Quantidade: serve 6 pessoas.  
* Receita original do livro "Jamie Oliver - O Retorno do Chef sem Mistérios".

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira, natural do Rio de Janeiro, mora em Palmas - TO desde 2000, atuando nos grandes empreendimentos do setor gastronômico do estado e atualmente desenvolve um projeto de consultoria e de assessoramento com foco no atendimento a clientes.”

0 comentários:

 

Copyright @ 2013 Restauranter.