CURIOSIDADES – VINHOS FRUTADOS E TÂNICOS

(5.949) O Restauranter:
CURIOSIDADES – VINHOS FRUTADOS E TÂNICOS

A presença de taninos são a principal diferença entre eles e também o processo de envelhecimento.

Os vinhos frutados são elaborados com uvas com menor tanicidade e são agradáveis no paladar, sendo comum encontrarmos aromas e sabores de frutas e como características principais podemos citar a leveza e a delicadeza ao paladar, geralmente tem acidez baixa e um nível médio de açúcar residual.

Os vinhos tânicos são elaborados onde a adstringência se destaca no paladar, aquele leve travamento, muito fácil de lembrar em uvas ainda verdes e caju verde.


Os vinhos mais tânicos são os Tannat (Uruguai), Marselan (França) ou Nebbiolo (Itália). Os taninos agem como antioxidantes naturais, aumentam o tempo de vida, contribuem para a estruturação do vinho e sua complexibilidade.


No processo de fermentação, a levedura, uma bactéria benéfica, ataca o mosto da uva e transforma esta doçura em álcool.


O nível de açúcar é percebido pelas lágrimas que se formam na taça, sendo quanto mais lentamente as lágrimas escorrem maior o corpo e o teor de açúcar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário