ATENDIMENTO E RELACIONAMENTO COM O CLIENTE
Atendimento e relacionamento com o cliente são ações essenciais para o sucesso de qualquer negócio, mas são ações completamente diferentes. Uma gestão efetiva dessas áreas é essencial para a satisfação do cliente, estando intimamente ligados com objetivo essencial de fornecer um atendimento de excelência para os clientes.
O atendimento refere-se ao suporte e interações para a solução de problemas e nas necessidades imediatas do cliente, no ato da compra e no pós venda de um produto ou serviço, garantindo uma experiência positiva, a solução de problemas, objetivando a construção de relacionamentos sólidos e duradouros que fomentará a fidelização do cliente. São características do atendimento: o foco, o objetivo, conhecimento dos produtos ou serviços, soluções de problemas técnicos, tudo isso com profissionalismo e zelo pelo cliente, o que acarretará numa sensação de bem estar.
O relacionamento busca construir uma conexão mutuamente benéfica, através de interações que visam estabelecer uma boa relação e a criação de laços duradouros, baseados no trinômio confiança, valor e satisfação, que torna a relação positiva ao longo do tempo. Quanto as características do relacionamento podemos citar também o foco, a fidelização como objetivo, estratégias de relacionamento, ações de marketing de relacionamento que gera fidelização e retenção transformando clientes em fãs.
Nesse binômio de ações vale ressaltar alguns pontos para melhorar o relacionamento com o cliente, sendo fundamental conhecer e perceber as necessidades dos clientes, personalizar o atendimento, antecipar as necessidades e superar as expectativas, ser preciso e ofertar informações claras, e demonstrar interesse e solucionar os problemas com agilidade e eficiência, atento aos feedbacks e mantendo ativa as ações de pós venda.
Diante dessas diferenças podemos dizer que o atendimento é um inicio de relacionamento com o cliente, que deve ser positivo e verdadeiro, e que o relacionamento seria a fase seguinte desse processo continuo que visa garantir a fidelização e satisfação do cliente.
O relacionamento busca construir uma conexão mutuamente benéfica, através de interações que visam estabelecer uma boa relação e a criação de laços duradouros, baseados no trinômio confiança, valor e satisfação, que torna a relação positiva ao longo do tempo. Quanto as características do relacionamento podemos citar também o foco, a fidelização como objetivo, estratégias de relacionamento, ações de marketing de relacionamento que gera fidelização e retenção transformando clientes em fãs.
Nesse binômio de ações vale ressaltar alguns pontos para melhorar o relacionamento com o cliente, sendo fundamental conhecer e perceber as necessidades dos clientes, personalizar o atendimento, antecipar as necessidades e superar as expectativas, ser preciso e ofertar informações claras, e demonstrar interesse e solucionar os problemas com agilidade e eficiência, atento aos feedbacks e mantendo ativa as ações de pós venda.
Diante dessas diferenças podemos dizer que o atendimento é um inicio de relacionamento com o cliente, que deve ser positivo e verdadeiro, e que o relacionamento seria a fase seguinte desse processo continuo que visa garantir a fidelização e satisfação do cliente.
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