O sucesso nas vendas é resultado
de um esforço conjunto que engloba atendimento excepcional com serviço
atencioso e personalizado, treinamento e conhecimento do produto ou serviço, marketing
digital e offline, promoções e combos, delivery e take-away, produtos de qualidade,
serviços com encantamento e um ambiente agradável. Ainda podemos agregar
serviços de catering, parcerias, guias gastronômicos, fidelização de clientes,
feedback e todos esses elementos contribuindo para uma experiência positiva.
Já Zoraide Franco versava com sua
frase “A propaganda é a alma do negócio” uma visão que precisa ser
complementada também com uma presença ativa, fotos atraentes, sites
especializados, delivery, cupons de desconto e variedade, e uma variedade de
opções de pagamento contribuem para mais vendas sejam realizadas.
A informatização e ferramentas de
gestão são sistemas disponíveis para organizar as atividades administrativas da
empresa, informando custos, receitas e acompanhando os resultados, que ofertam parâmetros
para a tomada de decisões mediante um planejamento de ação eficiente.
Visando aumentar as vendas atitudes
como qualidade de atendimento, treinamento de equipe, controle efetivo de
estoque, cardápio organizado e atrativo de forma digital e física, ambiente
harmonioso e bem decorado, são algumas das ferramentas para uma boa ação de
venda.
Considerando que essas informações,
ferramentas, produtos e serviços se encontram disponíveis para todos e que o
mercado está cada vez mais competitivo, é coerente dizer que o maior diferencial
na fidelização e concretização da venda está na capacidade da empresa e representante
de encantar o cliente com a excelência do atendimento. Tendo um atendimento
diferenciado, exclusivo, inclusivo, personalizado e competente a maior arma
para fidelizar o consumidor de produtos e serviços.
Treinar a equipe tornando cada elemento
em consultor, qualifica melhor para as vendas, apresentação dos produtos e
serviços, descrevendo de forma precisa os produtos, ofertando informações
relevantes, respondendo com precisão as dúvidas, proporcionará a realização de
pedidos com mais efetividade, fazendo do atendimento a maior e melhor vitrine
da sua empresa. Crie uma experiência de venda e atendimento para os clientes
com ações especiais e atendimento personalizado.
Não descrever detalhadamente o
produto e serviço de forma que o cliente consiga entender todos os itens, ingredientes
e preparo, elementos e serviços a serem executados, pode causar decepção no
cliente ou até mesmo uma atitude de rejeição. Saber informar sobre a
harmonização dos produtos vendidos, ajuda na fidelização por meio da confiança da
qualidade do atendimento.
O estoque é o calcanhar de Aquiles
para o setor de vendas, trabalhar com um portifólio extenso não torna a empresa
mais inclusiva, e sim atender com o máximo de opções possíveis em todos os
segmentos de produtos. O controle nesse caso além de atender uma demanda
financeira também auxilia na gestão para o setor de vendas, afinal produto tem
validade definida e com baixa rotatividade deve ser analisado, pois o custo de
armazenamento e capital é muito alto.
Ter controle financeiro dos
valores, observando os preços de mercado, índices de margem de lucro ideal em
relação aos custos fixos e variáveis decorrentes da estrutura da sua empresa
são também elementos cruciais na gestão de vendas.
Considerando todo o exposto, uma empresa que vende produtos com preços de mercado ou melhores que o de mercado, mas que não é transparente, que casa a venda dos produtos com serviços, que não tem uma política de relacionamento diferente do esperado, que motivem os colaboradores apenas a exclusivamente vender e não a atender a necessidade do cliente, que incite a venda desnecessária de itens, pode funcionar inicialmente, mas o mercado está tão exigente, que logo essa prática se torna de conhecimento público e a taxa de rejeição pelos possíveis clientes para a ser maior que a de aceitação.
Vender é transferir a posse de um produto ou serviço por um valor, mas nesse processo é ideal identificar as necessidades do cliente, com apresentação de técnicas e estratégias de vendas que confirmem e mantenham sua empresa no mercado.
Vender vai muito além de oferecer um produto, é sobre criar uma experiência única, encantar o cliente e transformar atendimento em fidelização.
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