DECANTER - FUNCIONALIDADE

(4.734) O Restauranter:
DECANTER - FUNCIONALIDADE

O termo decantar significa, basicamente, livrar um líquido de impurezas. E essa está entre as funções primordiais de um decanter (ou decantador): separar os sedimentos do vinho. Contudo, você já deve ter ouvido a palavra decantar no sentido de enaltecer: "a decantada beleza das praias brasileiras". Assim, o processo de decantação de um vinho também serve para aerá-lo e, com isso, exaltar seus aromas e sabores.

FUNÇÃO:

Hoje os decanteres são feitos basicamente de vidro ou cristal, para que se possa visualizar o líquido dentro deles. Como citado anteriormente, a função tradicional de um decantador é de um recipiente para servir. Durante muito tempo eram comuns vinhos não filtrados ou clarificados e que, por conta disso, formavam sedimentos especialmente após alguns anos de guarda. Sendo assim, era preciso decantar a bebida para separar essas partes sólidas - que são inofensivas à saúde na maioria das vezes, mas desagradáveis ao olhar e, algumas vezes, também ao paladar, deixando um sabor levemente amargo e uma percepção de adstringência.

COMO DECANTAR?

Se você for decantar um vinho para aerá-lo, o procedimento é simples. Basta abrir a garrafa. Pegar o decantador e verter o líquido, de preferência, fazendo-o escorrer pelas paredes internas do recipiente. Assim uma maior superfície da bebida entrará em contato com o oxigênio e, com isso, liberará os aromas mais facilmente. Se quiser (e achar necessário), também pode agitar o decanter, da mesma maneira que agita uma taça (segurando pelo pescoço do decantador) para volatilizar o álcool.

Se seu intuito ao decantar um vinho for livrá-lo de seus sedimentos, o processo é um pouco mais complexo. Primeiramente, pegue a garrafa e deixe-a por um bom tempo na posição vertical (algumas horas ou até mesmo um dia antes é o ideal - quanto mais antigo o vinho, mais tempo é necessário) para que os sedimentos se acumulem no fundo.

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

0 comentários:

 

Copyright @ 2013 Restauranter.