FORMATO DAS GARRAFAS DE VINHO

(4.680) O Restauranter:

FORMATO DAS GARRAFAS DE VINHO

Dependendo do formato que a garrafa possui, ela receberá um nome diferente remetendo a sua origem ao seu estilo. Cada tamanho de garrafa de vinho termina recebendo um nome diferente em cada região produtora. Aqui apresentamos os principais tipos: 

PARTES DAS GARRAFAS DE VINHO

As garrafas de vinho são compostas por partes diferentes, cada uma com uma forma e uma função específica. Mesmo que essas partes tenham formas e aspectos diferentes de garrafa para garrafa, todas elas as possuem e são fundamentais para a conservação, transporte e envelhecimento do vinho.

As partes que compõem a garrafa são: Gargalo; Pescoço; Ombro; Bojo e Base.

Mais do que oferecer praticidade para servir, cada parte está envolvida em um importante processo para que o vinho chegue até você bem conservado em sabor e qualidade.

GARGALO

É a parte superior da garrafa (que fica acima do pescoço) por onde o vinho sai para a sua taça e possui duas funções principais. A primeira é reforçar a estrutura onde será colocada a rolha ou a rosca, impedindo que o mesmo se rompa com mais facilidade. A segunda é servir como sustentação, para que a garrafa não escorregue.

PESCOÇO


Espécie de funil para facilitar a descida do vinho até a taça. É a parte que conecta o gargalo ao corpo da garrafa.

OMBROS

Os ombros da garrafa são a parte da estrutura onde o pescoço ganha um tamanho suficiente para conter o líquido. Serve também como uma barreira para os sedimentos (borra) que geralmente existem em vinhos maduros. Quanto mais acentuados são os ombros, maior sua capacidade de barrar esses sedimentos, impedindo que eles acabem dentro de sua taça.

BOJO

É o corpo da garrafa, aquela parte pela qual a seguramos e que concentra a maior parte do líquido.

BASE

Parte da garrafa que a sustenta de pé. Na maioria das vezes, ela possui uma concavidade na parte inferior. Algumas pessoas afirmam que tem a função de decantação, fazendo os sedimentos se depositarem na base, mas na verdade o fundo concavo é uma herança das primeiras formas de produzir garrafas que exigiam esse formato com função estrutural. Hoje, é basicamente um charme muito apreciado pelos consumidores.

FONTE: https://www.club-del-vino.com/

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

0 comentários:

 

Copyright @ 2013 Restauranter.