SUCO, NÉCTAR OU REFRESCO

(1330) O Restauranter informa:

SUCO, NÉCTAR OU REFRESCO
suco ou sumo, refresco ou ainda néctar é uma bebida produzida através do líquido extraído de quase todas as frutas, geralmente despejando-o em um recipiente. Opcionalmente, o líquido pode ser coado antes do consumo. Certa quantidade de água também pode ser adicionada ao recipiente para a diluição do suco. Por fim, geralmente adiciona-se uma dosagem de açucar ou adoçante ao suco para deixá-lo mais saboroso, com dosagem variada de acordo com o gosto.
É disponível no comércio o suco concentrado, que requer a adição de água para reconstituir o líquido ao estado (aproximado) do suco original.
Tornou-se popular a combinação de uma variedade de frutas em uma única bebida.
DIFERENÇAS ENTRE SUCO, NÉCTAR E REFRESCO
  • Suco é mais concentrado, integral, com 100 % de fruta. Se contiver açúcar, a quantidade máxima permitida é de 10 % da composição e no rótulo deve haver a frase “suco de fruta adoçado”. Corantes e conservantes não podem ser adicionados ao suco.
    • Existem algumas exceções a essas regras, como os sucos de frutas tropicais, nos quais a polpa de fruta pode ser diluída em água potável numa proporção mínima de 35 % de polpa, dependendo do sabor.
  • Néctar possui uma concentração menor de polpa de fruta em relação ao suco. Esta concentração, nos néctares, varia de 20% a 30% conforme a fruta. E, ao contrário dos sucos, pode receber aditivos, como corantes e conservantes.
  • Refresco é uma bebida não gaseificada, não fermentada, obtida pela diluição, em água potável, do suco de fruta, polpa ou extrato vegetal de sua origem, com a adição de açúcares. O teor de fruta varia de 2 a 10%. Não há a obrigatoriedade de haver fruta na composição. Neste caso, devem estar claras no rótulo as palavras “artificial” e “sabor de”.
fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Suco

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

0 comentários:

 

Copyright @ 2013 Restauranter.